Como abrir uma oficina mecânica? Essa é uma dúvida comum entre empreendedores de diferentes partes do país, que sonham em montar a própria oficina.
Sabendo disso, o nosso time de especialistas decidiu preparar um conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber para tirar os planos do papel e abrir o seu negócio.
Aqui você terá a oportunidade de conferir, desde um resumo com os principais serviços que a sua oficina poderá oferecer, até o passo a passo para obter um CNPJ.
Para saber mais, e tirar suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Índice
ToggleO que faz e quais os serviços prestados por uma oficina mecânica?
Uma oficina mecânica é um estabelecimento especializado em oferecer uma ampla gama de serviços relacionados à manutenção, reparo e diagnóstico de veículos automotores.
Confira alguns dos serviços comuns prestados por uma oficina mecânica:
- Manutenção preventiva: Serviços regulares de manutenção destinados a prevenir problemas mecânicos futuros. Isso pode incluir trocas de óleo, inspeções de fluidos, verificação de sistemas de freios, suspensão, direção, entre outros.
- Reparos mecânicos: Uma oficina pode realizar uma ampla variedade de reparos, desde itens pequenos, como a substituição de um filtro até reparos de maior complexidade, como a substituição de peças do motor, transmissão ou sistemas de suspensão.
- Revisões e diagnósticos: Oficinas mecânicas possuem a capacidade de diagnosticar problemas mecânicos por meio de testes e inspeções detalhadas, como por exemplo, por meio do uso de um scanner automotivo.
- Troca de peças: As oficinas mecânicas podem fornecer e substituir peças para garantir o correto funcionamento dos veículos de seus clientes.
- Serviços de ajuste e alinhamento: Algumas oficinas mecânicas também oferecem serviços de ajuste e alinhamento para garantir a estabilidade dos veículos e prolongar a vida útil dos pneus.
Vale destacar que esse é apenas um breve resumo com alguns dos principais serviços que você poderá oferecer ao abrir uma oficina mecânica.
Vale a pena abrir uma oficina mecânica?
Abrir uma oficina mecânica pode ser uma oportunidade de negócio muito lucrativa, afinal, em função do número cada vez maior de veículos em circulação, existe uma demanda constante por serviços de manutenção e reparo automotivo.
Confira alguns itens que indicam que abrir uma oficina pode ser uma boa ideia:
- Demanda constante: Com o aumento contínuo da frota de veículos nas ruas, há uma demanda constante por serviços de manutenção e reparo. Veículos precisam de serviços regulares, como trocas de óleo, freios, suspensão e outros reparos mecânicos ao longo de sua vida útil.
- Variedade de serviços: Uma oficina mecânica pode oferecer uma ampla gama de serviços, o que pode aumentar sua base de clientes e potencial de receita. Além dos serviços básicos de manutenção, você pode oferecer alguns serviços especializados.
- Margem de lucro atrativa: Os serviços de manutenção e reparo automotivo podem ter margens de lucro interessantes, especialmente se você oferecer serviços de alta qualidade e se diferenciar da concorrência.
- Fidelidade do cliente: Se você fornecer um serviço de qualidade, é provável que seus clientes voltem para realizar outros serviços de manutenção e reparo, contribuindo para o crescimento do seu faturamento.
Qual o custo para abrir uma oficina mecânica?
O custo para abrir uma oficina mecânica pode variar em função de uma série de fatores, dentre eles, a localização, o tamanho do empreendimento, a qualidade dos equipamentos e ferramentas adquiridas, entre outros itens.
Confira um resumo com os principais itens que vão compor o seu investimento:
Localização: O custo do aluguel ou compra do espaço físico para sua oficina mecânica pode variar a depender da localização, tamanho e infraestrutura disponível.
Você precisará considerar o custo do aluguel ou financiamento do imóvel, bem como despesas relacionadas a reformas, adaptações e melhorias.
Equipamentos e ferramentas: Os equipamentos e ferramentas necessários para operar uma oficina mecânica podem representar uma parte significativa dos custos iniciais.
Nesse custo você deve incluir a aquisição de elevadores automotivos, ferramentas, em geral, equipamentos de diagnóstico, dentre outros itens.
Legalização: Você precisará investir na legalização do negócio, o que inclui:
- Pagamento da taxa de registro da Junta Comercial;
- Aquisição de um certificado digital;
- Honorários do escritório de contabilidade.
Mão de obra: O custo de contratação de funcionários também deve ser considerado, o que inclui salários, benefícios, treinamento e outros custos associados à contratação de pessoal.
O número de colaboradores a serem contratados dependerá do porte inicial da sua oficina e da gama de serviços que você pretende oferecer.
Seguro: Por fim, é muito importante proteger o seu negócio contra possíveis riscos e responsabilidades por meio de um seguro adequado.
Esse seguro não deve proteger apenas a estrutura da sua oficina, como também, veículos dos clientes, enquanto os mesmos estiverem sob sua responsabilidade.
Como abrir uma oficina mecânica [Passo a Passo]
Neste tópico, vamos apresentar o passo a passo para abrir uma oficina mecânica, sob o ponto de vista do processo de legalização do negócio. Confira!
1.Contrate uma contabilidade especializada
Quando o objetivo é abrir uma oficina mecânica, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar um escritório de contabilidade, preferencialmente, que seja especializado no seu segmento de negócios.
Aqui na AG Contabilidade Digital, por exemplo, você receberá todo suporte necessário para abertura e legalização da sua empresa, manterá as obrigações da sua empresa em dia com o fisco, e economizará no pagamento de impostos.
2.Separe os documentos necessários
Na sequência, você precisará separar os documentos necessários para abertura da sua empresa, o que inclui:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU do endereço de instalação do negócio.
3.Aguarde a abertura e legalização da empresa
Por fim, você precisará aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para abertura e legalização da sua empresa, o que inclui:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação de Licenças;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Para saber mais e abrir uma oficina com o apoio de uma contabilidade especializada no segmento, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!